Trata-se de um objeto tão comum que a maioria de nós não pensa duas vezes antes de o utilizar, porém uma pesquisa recente poderá fazê-lo hesitar na próxima vez que estender a mão para agarrar o controle remoto.
A pesquisa surpreendente aponta que os controles remotos podem conter 20 vezes mais sujeira do que um banheiro.
Para efeitos do estudo, uma equipe de investigadores analisou objetos domésticos relativamente à presença de bactérias, fungos e bolor.
Entre esses objetos foram examinados controles de televisão, tampas de latas de lixo, tapetes do banheiro, da sala e assentos de vasos sanitários.
A análise revelou que o controle remoto da televisão era de longe o item testado mais sujo, cujos níveis de bactérias e fungos alcançavam 290 unidades formadoras por cm2, assim como elevados índices de bolor.
Comparativamente, o assento do vaso sanitário revelou conter apenas 12,4 unidades formadoras por cm2, e apenas um assento em questão apresentava resquícios de bolor.
Dale Gillespie, diretor da empresa ScS, que realizou a pesquisa, disse em declarações ao jornal Mirror Online: “os resultados da nossa pesquisa revelam dados chocantes, sendo que os controles de televisão são habitats nos quais proliferam em extrema abundância bactérias, fungos e bolor”.
“O controle de televisão é muitas vezes negligenciado quando se trata de fazer limpezas, contudo é sem duvida alguma um dos objetos mais sujos que temos em casa e que é tocado por todos, incluindo crianças – o que pode contribuir para o risco de incidência de propagação de infeções e vírus como a gripe”, alertou Gillespie.